
SOBRE
SOBRE

SOBRE
HISTÓRIA_MISSÃO

SOBRE
SOBRE
SOBRE
| ATUALMENTE
Atualmente Tortas Trincheiras idealiza e coordena o espetáculo LAS TORTAS - uma comédia musicada que traça a história de uma clã de heroína sapatonas, que enfrentam desafios internos e externos para tentar compreender qual o seu verdadeiro propósito no mundo. A obra é estruturalmente permeada por um repertório musical que homenageia e historiciza a presença das mulheres lésbicas na música brasileira e aborda de forma tragicômica questões intrínsecas ao cotidiano e desafios da comunidade lésbica. O trabalho busca uma reflexão sobre as especificidades e urgências do universo sapatão. Integram a equipe deste espetáculo as artistas Adriana Aragão, Angélica Müller, Claudia Schapira, Daniela Biancardi, Evelyn Cristina, Georgette Fadel, Luh Silva, Laruama Alves, Marcelle Barreto e Natalia Mallo. A criação do espetáculo foi contemplada pelo edital estadual de incentivo à cultura PROAC-15/2020 DE INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA LGBTQI+.
O trabalho se subdividiu em duas versões, a primeira é uma obra filmográfica, com direção de Daniela Biancardi e Thiago Mendonça, que foi exibida em diversos espaços, mostras e festivais como Centro Cultural da Diversidade - sob a coordenação de André Fischer, a FarOFFa do Processo - produzida pela Corpo Rastreado e o Cine Sapatão - cineclube com foco na exibição de filmes de cunho lésbico.
A segunda e mais atual versão do trabalho é o espetáculo presencial. Sua estreia se deu em 2022, na realização de uma temporada à convite do SESC-SP na unidade Santana. Esta temporada gerou grande repercussão pelo público e mídias, coletivos e artistas LBGTQIAPN+ da cidade de São Paulo.
A Cia. prioriza projetos com enfoque à temática feminista e LGBTIQAPN+, às populações e regiões em situação de vulnerabilidade social, bem como geração de recursos, ações e programas de produção colaborativa e incentivo a jovens artistas e agentes culturais desejosos de potencializar seu território e atuar em parceria ao Núcleo.


Saiba mais sobre a Absurda Confraria e sua trajetória.
SOBRE
SOBRE
SOBRE
SOBRE
SOBRE
SOBRE
SOBRE
SOBRE
SOBRE
SOBRE
SOBRE
SOBRE
SOBRE
SOBRE
SOBRE
SOBRE
SOBRE
SOBRE

SOBRE
SOBRE
SOBRE
SOBRE
SOBRE
SOBRE
| DO QUE SE TRATA?
Tortas Trincheiras trata-se de uma frente, pertencente ao Núcleo Absurda Confraria, direcionada à projetos de cunho LGBTQIAPN+, feminista e relacionados à temáticas e ações sociais, que tem coordenação artística de Angélica Müller e Daniela Biancardi - casal de palhaças e atrizes lésbicas. Suas pesquisas e linguagens têm como base a multilinguagem, abarcando a comédia física, circo, teatro da máscara, palhaçaria, improviso, performance e a música ao vivo. Alguns dos eixos de base deste núcleo são, ainda, a formação ampla de seu público por meio do fomento artístico nos entornos, interação com a plateia e a orientação artística como meios potentes de ampliar o pensamento crítico.
A frente se destaca do Núcleo Absurda Confraria no ano de 2018, quando Angélica e Daniela são convidadas pelo Sesc Pompéia a criar o número O Passo de Duas para compor a programação do projeto Boteco da Diversidade - Visibilidade Lésbica. O número, que se estrutura pelas linguagens da mímica e da palhaçaria, traz uma abordagem sobre o cerceamento e as fronteiras sociais da mulher lésbica através da história da humanidade, partindo da perspectiva de um casal de palhaças.
| QUANDO TUDO COMEÇA
O Passo de Duas estreia então no Boteco da diversidade no ano de 2018 (onde o duo de palhaças atua ao lado de artistas como o Bloco Siga Bem Caminhoneira, Ana Roxo e Maria Beraldo) e é convidado para circular por diversos eventos e festivais, com destaque para abrir o 1º Encuentro Latinoamericano de Circo LGBTI+ em Montevidéu - Uruguai e também para integrar o corpo de artistas do Queerbaret, sob direção de Luh Maza no Festival Internacional de Circo (FIC-SP), onde acontece (do que se tem datado), o primeiro beijo de um casal de palhaças numa lona de circo, por meio de um número de mesma abordagem. No ano de 2020 o número ganha uma nova adaptação, se estruturando agora como um espetáculo teatral que passa a contar com a participação em cena da DJ Evelyn Cristina.
No ano de 2019 cria-se o espetáculo solo Virgínias - um monólogo tragicômico, ácido e irônico e que aborda histórias de mulheres que sofrem e lutam contra o machismo desde a idade média. Apresentado pela atriz Daniela Biancardi e produzido por Angélica Müller, o trabalho não possui nenhum cenário ou qualquer elemento cênico, contando apenas com um metro quadrado de luz e o trabalho físico da atriz que conduz a narrativa. Virgínias teve sua estreia na 2ª Mostra de Solos Teatrais de São José dos Campos e foi apresentado em festivais como Festival Internacional Denise Stoklos de Solo Performance e o Fringe Festival de Curitiba.
No ano de 2020 a frente Tortas Trincheiras cria o espetáculo infantil A Fabulosa Saga de Cangica Espirulina D'Esbaratina um espetáculo que aborda de forma lúdica e cômica a pauta da visibilidade lésbica e luta das mulheres por direitos, através da história de Cangica Espirulina D’Esbaratina - uma princesa, inquieta e questionadora que não se enquadra nos padrões pré-estabelecidos socialmente. A Fabulosa Saga teve sua estreia em uma versão filmográfica durante o período de isolamento social, onde teve mais de 10 exibições através do Circuito Biblioteca Viva da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo e também integrou a programação online do Festival Internacional de Circo (FIC-SP) no ano de 2020. O espetáculo foi retrabalhado no ano de 2022 para ser apresentado em formato presencial, e teve sua reestreia em 2022 no SESC Registro, e já circulou por diversas outras unidades do SESC-SP e espaços da Secretaria de Cultura da cidade.
